Buscar
  • torquatotec

Cubas para banheiro: como escolher?

Ao reformar um banheiro, sabemos que diversos itens precisam ser considerados, como a instalação de banheira de hidromassagem, tipo de piso, cores, revestimento das paredes, entre outros. No entanto, uma questão que acaba ficando por último, mas que também é importante, é a escolha da cuba. Isso porque, dependendo do modelo, ela pode complementar a decoração, oferecendo maior personalidade e beleza ao espaço.


As cubas podem ser encontradas em diferentes formatos, materiais e preços, agrandado aos mais diferentes gostos e orçamentos. Ao contrário da banheira, que exige que seja realizada a manutenção de banheira de hidromassagem, as cubas, independente do tipo, não precisam desse tipo de cuidado. Contudo, sabemos que pode ser difícil escolher o modelo ideal e por isso, no post de hoje vamos te ajudar e dar as melhores dicas para te ajudar.


1. Tipos de cuba

Como falamos, existem diversos modelos disponíveis no mercado, confira abaixo os principais tipos:

  • Apoio: modernas e fáceis de instalar, elas são as mais utilizadas nos projetos atuais. Aqui, a cuba fica apoiada sobre a bancada, garantindo maior economia de espaço e ainda suaviza o ambiente.


  • Semi encaixe: parte da suba fica apoiada na bancada e a outra parte aparente. Ela é ideal para espaços menores em que a área da bancada é mais estreita, oferecendo um design arrojado ao espaço.


  • Sobrepor: Nesse modelo, a borda superior ou parte de sua altura fica aparente acima da bancada. Ela libera mais espaço, sendo também uma opção economia e com grande variedade.


  • Esculpidas: As cubas são feitas em mármore, granito ou porcelanato, normalmente com o mesmo material da bancada. Elas são modernas e promovem um ar de sofisticação, mas exigem um bom projeto e mão de obra eficiente.


  • Embutir: Elas são embutidas nas bancadas e coladas pela parte de baixo, sendo um modelo mais popular devido ao valor e fácil manutenção. Geralmente elas possuem gabinete embaixo para guardar produtos e esconder o fundo da peça.


  • Parede: Esse modelo dispensa a bancada, visto que é fixado com ou sem coluna na parede. Ele é mais econômico no valor e no espaço, sendo ideal para banheiros menores.


  • Montadas: Elas são integradas à bancada e formam apenas um material, promovendo um ambiente uniforme, clean e prático.


2. Modelo x tamanho do banheiro

Para escolher a cuba ideal é preciso analisar o tamanho do banheiro. Por exemplo, em espaços menores, o recomendado é utilizar uma cuba de semi encaixe, aproveitando ao máximo sua profundidade para fixar a cuba.


Além disso, o tamanho da bancada também deve ser estudado, bem como a altura de instalação, que deve ser feita somente após a escolha da cuba. Com isso, você garante melhor aproveitamento do espaço, assim como total usabilidade dos itens. Afinal, imagine precisar abaixar muito para lavar as mãos todos os dias? Lembre-se que praticidade deve ser a palavra de ordem.


3. Medida ideal

Não existem medidas fixas que devem ser seguidas, mas o cálculo para a altura deve sempre partir da borda da cuba, ou seja, a parte mais alta até o chão. A altura recomendada da bancada é de 80 a 90 cm, dependendo sempre da altura das pessoas que irão utilizar o banheiro.


4. Compreenda o estilo da decoração

Sabemos que a grande oferta de modelos, cores e formatos pode gerar ainda mais dúvidas no momento de escolher a opção ideal. Sendo assim, o recomendado é levar em consideração o estilo da decoração do banheiro e seu gosto pessoal. Por exemplo, de nada adianta você preferir uma decoração mais clássica e tradicional e adquirir uma cuba totalmente fora do comum. É muito provável que com o tempo você fique enjoado da peça ou até mesmo se arrependa da compra.


5. Na dúvida, escolha o básico

Complementando o tópico anterior, se estiver em dúvida, escolha o modelo que mais te agrade em louça, sendo que ele deve ser do mesmo tom do vaso sanitário, de preferência na cor branca para combinar com todos os estilos e gostos. Com isso, toda a decoração e escolha dos revestimentos não contrastam com esses itens.


6. Tendências

Agora, se você é uma pessoa mais aberta a mudanças e deseja deixar seu banheiro com ar mais moderno, opte por cubas escuras. Por exemplo, cores como grafite, preto fosco, verde, bege e marrom estão em alta na decoração. Além disso, outra tendência são as cubas artesanais e sustentáveis, produzidas com materiais reutilizados.


Então, agora que você já sabe quais são os tipos de cuba e como escolher o modelo ideal para seu banheiro, é só colocar a mão na massa. Lembre-se ainda de que a instalação deve ser realizada por um profissional. Isso porque, por mais que possa parecer simples, ele possui maior experiência e pode realizar a tarefa de maneira rápida. Caso contrário, você pode causar algum tipo de acidente ou até mesmo estragar a cuba.





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo